Câmara entrega Medalha Zumbi dos Palmares ao babalorixá Pai Pote

Sessão solene foi requerida e presidida pelo vereador Augusto Vasconcelos

Câmara entrega Medalha Zumbi dos Palmares ao babalorixá Pai Pote

Foto: Valdemiro Lopes

02/05/2023 - 11:00

O líder religioso José Raimundo Lima Chaves, Pai Pote, do Ilê Axé Oju Onirê, recebeu a comenda Medalha Zumbi dos Palmares em sessão solene realizada na quarta-feira (27). Por iniciativa do vereador e ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador Augusto Vasconcelos (PCdoB), a medalha foi concedida como símbolo de reconhecimento pela trajetória do babalorixá na defesa das religiões de matriz africana e serviços prestados à comunidade de Santo Amaro da Purificação, no recôncavo baiano.

Iniciada ao som das trombetas dos Filhos de Gandhy e atabaques, a sessão regada a muita emoção foi uma oportunidade de reunir todos os que reconhecem o inconfundível legado do babalorixá Pai Pote, como destacou Augusto Vasconcelos.

“Quando apresentei esse projeto de resolução, eu tive a acolhida dos demais colegas aqui da Casa. Agradeço a todos os vereadores e vereadoras que votaram, por unanimidade, para que pudéssemos aprovar a concessão desta honraria, e quem está honrado sou eu de poder conduzir essa cerimônia em um momento extremamente importante de reconstrução do Brasil”, disse Vasconcelos.

Augusto fez uma referência à posse do baiano João Jorge, fundador do Bloco Olodum, como presidente da Fundação Cultural Palmares, que ocorreu em Brasília, no Palácio do Itamaraty no mesmo dia (27).

“Essa Casa, que também já serviu de prisão para pessoas escravizadas que se rebelavam contra as opressões, hoje abre as suas portas para abraçar o povo do axé, como a gente já fez em outras oportunidades, mas reafirmando a nossa luta contra a intolerância religiosa e por uma sociedade de paz”, completou.

Presenças

Também estiveram presentes compondo a mesa da solenidade a secretária da Assistência e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Fabya Reis; a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB); a vice-líder da bancada de oposição e vereadora Marta Rodrigues (PT); o coordenador dos povos de terreiro da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ogan Tiago Henrique; a chefe de gabinete da Prefeitura de Santo Amaro da Purificação, Juliana Conceição; o conselheiro de Cultura do Estado da Bahia e presidente da Câmara de Patrimônio Histórico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura (CEC), Tata Ricardo Tavares - Terreiro de Lembá; a iyakekerê do Terreiro do Gantois, Angela Ferreira; a integrante da Irmandade da Boa Morte, egbomi Nice - Terreiro da Casa Branca.

O evento contou ainda com a presença do presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, vereador Sílvio Humberto (PSB) e da diretora do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Luciana Mandell.
 


Fonte da notícia: Assessoria do vereador

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios