Apresentação

A biblioteca Manuel Querino oferece serviços diferenciados para o leitor. O espaço atende diariamente mais de 50 leitores entre servidores da Casa Legislativa e a população em geral

Ultrapassando a função básica de emprestar livros e fornecer assessoria para pesquisas e consultas, a Biblioteca da Câmara Municipal de Salvador mantém vários programas que otimizam a experiência do leitor.  Em 2018, a Biblioteca Vereador Manuel Querino planeja estreitar ainda mais a relação com seu público. Uma das metas é a retomada da programação cultural-educativa com a reativação do Projeto Biblioteca Amiga. Uma edição especial já está sendo pensada para a comemoração ao aniversário da cidade, em 29 de março.


Conheça a Biblioteca

Conforme explica a bibliotecária Silvana Jacobina, o Biblioteca Amiga busca desenvolver e despertar em crianças e adolescentes o gosto pela leitura, bem como a inclusão social. “O projeto trabalha com temas de interesse da comunidade escolar. A iniciativa promove atividades de contação de histórias, oficinas, encontro com escritores, teatro, feira de livros, palestras educativas e recital e poesia”, explicou Silvana. 

A biblioteca atende diariamente mais de 50 leitores entre servidores da Casa Legislativa e a população em geral. Localizada na Praça Thomé de Souza, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, disponibilizando mais de oito mil títulos entre livros, CDs, DVDs e periódicos.

O espaço conta com uma visita orientada, através da qual o público conhece o acervo, os principais autores, títulos mais requisitados pelos usuários, além das obras raras integrantes do acervo. Outro diferencial é a orientação à pesquisa bibliográfica.

Visando incentivar ainda mais a leitura, a equipe mantém um serviço de alerta sobre a chegada de novos títulos e também divulgação de itens de interesse do usuário. “Esse é um sistema de Disseminação Seletiva de Informação (DSI) que aproveita o serviço de e-mail para divulgar junto aos usuários títulos de acordo com os interesses expressos em seu perfil”, explica Silvana Jacobina.

Uma ação de destaque é o Leia e Leve, que possibilita a doação de livros para o público, em especial os servidores. Os títulos são fruto de doações de instituições de ensino, a exemplo da Faculdade Baiana de Direito e do Senado Federal. Uma vez verificada a multiplicidade das publicações recebidas, os livros são direcionados para bibliotecas carentes e para o stand do projeto Leia e Leve.

Para os servidores, a unidade oferece também o delivery de livros, que consiste em levar o título livro no setor do servidor solicitante.


Cadastre seu e-mail e receba nossos boletins

Câmara

Presidência

Marcas e Manual

Agenda

Centro de Cultura

Biblioteca

Gestão de qualidade

Transparência

Concurso público

Processos Licitatórios

Frequencia de vereadores

Despesas viagem

Prestação de contas

Leis Municipais