Coronavírus

A OUVIDORIA DA CÂMARA MUNICIPAL ESTÁ JUNTO COM VOCÊ NO COMBATE AO CORONAVÍRUS! 
Acompanhe por aqui notícias, orientações e demais assuntos em relação ao COVID-19.

Confira aqui o recado da Ouvidora-Geral, Aladilce Souza: https://www.youtube.com/watch?v=XkXXLMnO-xc

 

AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA AUTÔNOMOS JÁ PODE SER SOLICITADO
Para receber o benefício, é preciso atentar para alguns critérios

Através do site da Caixa (https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio) ou do app (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio), mais de 15 milhões de trabalhadores informais e sem acesso aos benefícios dos programas sociais, podem realizar o cadastramento para receber o auxílio de R$600, o qual será mantido 3 meses, com o objetivo de sanar os prejuízos financeiros causados pela pandemia do COVID-19. No cadastro são considerados alguns critérios de renda para a obtenção do auxílio. Acesse os links e confira!

DÚVIDAS FREQUENTES

Posso solicitar o SAMU em caso de sintomas? O Serviço de Antendimento Móvel de Urgência só atende em casos de emergência, que os médicos podem constatar através das ligações. Pacientes que apresenta sitnomas podem buscar atendimento nas unidades primárias de saúde. 
Preciso usar máscara ao sair de casa? Se houver necessidade de sair do isolamento para resolver alguma questão, é recomendável a utilização máscaras, segundo as novas orientações médicas. Contudo, não é necessário o estoque delas, pensando coletivamente nos trabalhadores de saúde e de pessoas que apresentem os sintomas da doença. É permitido o uso de máscaras caseiras, desde que  a higiene e o descarte sejam feitos de maneira apropriada.
Há maneiras de reforçar a imunidade? Segundo os médicos, não há como reforçar a imunidade. O uso de vitaminas, noites de sono bem dormidas e alimentação saudável, ajudam a fortalecer o nosso organismo, mas não previnem contra o coronavírus (nem outros vírus respiratórios). As melhores formas de proteção são o isolamento social e a higienização das mãos com alcóol gel ou água e sabão. Tome cuidado com as fake news espalhadas em redes sociais. 
Há hospitais exclusivos no tratamento ao COVID-19? Sim. A unidade é uma parceria da Prefeitura de Salvador com o Itaigara Memorial, e fica no Caminhos das Árvores. Conta com 47 leitos de UTI e mais de 200 profissionais capacitados. 
Quais são as formas de contágio? Através de gotículas elimidas por tosse, espirro e fala. O ideal é ficar, no mínimo, a 1 metro de distância ao interagir com as pessoas, e não cumprimentar com toques. Materias compartilhados, como telefones, notebooks e outros, também apresentam riscos, por isso é importante que se higienize com alcóol.

NÃO SAIA DE CASA! MAS SE PRECISAR SAIR, SIGA AS DICAS:

VACINAÇÃO CONTA INFLUENZA

CORONAVÍRUS

 

Confira links oficiais para se informar e contribuir com o combate ao coronavírus
Ouvidoria da Câmara tem funcionado como canal de disseminação de informações oficiais sobre a pandemia

O combate às fake news é uma ação que se torna ainda mais importante durante este período de intenso trabalho de prevenção à proliferação do coronavírus. Por isso, a Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador separou alguns links oficiais úteis para que os cidadãos acessem informações seguras sobre a doença. Confira, abaixo:

Links para baixar o aplicativo do Ministério da Saúde sobre o coronavírus:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes
https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382

Informações diversas sobre o coronavírus:
http://www.saude.ba.gov.br/temasdesaude/coronavirus/

Notícias e boletins informativos sobre o Coronavírus – Secretaria Estadual de Saúde
(Sesab): http://www.saude.ba.gov.br/?s=coronavirus

Notícias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS):
http://www.saude.salvador.ba.gov.br/noticias/

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios