Apresentação do Acervo

O acervo multidisciplinar , organizado em áreas do conhecimento, é composto por 8.000 títulos de livros, periódicos e multimeios, obras de referência, autores baianos e obras raras, representando um significativo acervo técnico, histórico e cultural. O acervo da biblioteca é ampliado semestralmente através de compras e doações.

Para organização do nosso acervo, que é de livre acesso ao público, usamos a Classificação Decimal de Dewey (CDD), para assuntos e a tabela Cutter/PHA (notação autor/título).

Utiliza o sistema informatizado PHL, que disponibiliza várias ferramentas de gerenciamento, com as funções de empréstimo, renovação, reservas, consultas e pesquisas bibliográficas - estas duas últimas disponíveis para a utilização pelos usuários.

Além das seções comuns a todos como: Seção de Literatura, Seção de Empréstimo, Seção de Autores baianos, Seção de Estudo e Pesquisa, Seção de Referência, Seção de Coleção de Artes, Setor Infantil e Setor de Processamento técnico, a biblioteca deve destacar a existência do Setor de Obras Raras e Setor de Periódicos.

Coleção de Literatura
Setor especial, com as obras de escritores brasileiros e estrangeiros (literatura inglesa, alemã, francesa, espanhola outros) consagrados.

Setor de Empréstimo
Seção destina a publicações que podem ser emprestadas ao leitor;

Coleção de Autores baianos
Seu acervo é constituido de material bibliográfico sobre a Bahia, biográfico sobre personalidades e escritores baianos. Seu objetivo é pesquisar, preservar e disseminar a cultura baiana.

Coleção de Estudo e Pesquisa
Nesse setor estão disponíveis às publicações de todas as áreas do conhecimento: livros didáticos, direito, administração, biografias e outros.

Coleção de Referência
Tudo está organizado para obter em pouco tempo informações contidas em bibliografias, dicionários, guias e outros.

Coleção de Artes
Na coleção de artes estão obras a diferentes manifestações artísticas, biografias de artistas e história das instituições de artes.

Coleção Infantil
Com acervo formado por livros didáticos, literatura infanto-juvenil e multimeios, esse setor desenvolve um trabalho com a criança e o adolescente, incentivando o hábito de leitura, apoio à educação, atividades de extensão cultural e recreação. Dispõe do serviço de empréstimo e publicações. Buscando uma integração entre biblioteca, escola e comunidade, o setor utiliza recursos como teatro, hora de contar histórias e filmes para estimular o desenvolvimento do usuário.

Coleção de periódicos
É formada por doação e, conforme a disponibilidade financeira, a partir da escolha dos títulos mais relevantes em todas as áreas do conhecimento humano indicados pelos servidores, elevando qualitativamrente o acervo no que diz respeito ao desenvolvimento do estudo e da pesquisa.

Coleção de Obras Raras
São publicações de grande valor histórico e cultural à disposição de pesquisadores e estudiosos.
Uma equipe especializada está preparada para atender aos usuários, orientando-os na busca e recuperação da informação, tanto na base de dados da biblioteca ou em outras fontes de informação.

Dicionários
Filosofia, hebraico, política, Direito, técnico de medicina, geologia, do Brasil Imperial, idiomas (espanhol, inglês etc).

Resposta Certa

Quem tem medo de escuro

Pensar bem nos faz bem

Cadastre seu e-mail e receba nossos boletins

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios