PERFIL DO VEREADOR

Leo Kret
Vereador da Câmara Municipal de Salvador Partido da República 3320-0430 3320-0188

Leo Kret Souza Santos (PR) é natural de Salvador, onde nasceu em 9 de dezembro de 1983. Sua origem é do bairro de Pernambués. Conquistou uma cadeira na Câmara Municipal de Salvador em outubro de 2008, com 12.860 votos. É a primeira vereadora transexual do Legislativo soteropolitano. O nome de batismo, Alecsandro Souza Santos, era utilizado apenas nos documentos oficiais de identificação. Em 18 de novembro de 2009, ganhou na Justiça o direito de usar o nome Leo Kret do Brasil, conforme sentença do juiz Nelson Cordeiro, da Vara de Registro Civil. 

Sua popularidade, segundo a vereadora, vem do seu papel de dançarina do grupo de pagode Saiddy Bamba. Ficou conhecida, sobretudo, nas noites do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A “dançarina do povo”, como é chamada, garante que não vai deixar os palcos por causa da carreira política. A primeira infância foi vivida em Areia Branca, no município de Lauro de Freitas. Há 16 anos, os pais vieram morar na capital com os outros cinco irmãos da vereadora.

Léo Kret é filha do comerciante Francisco Assis Gomes, 58 anos, e de Eunice Souza dos Santos, 49.

Em seu mandato como vereadora, entre 2009 e 2012, tem como bandeira de luta o combate à homofobia.

Mandato – A vereadora Léo Kret do Brasil integra três comissões permanentes da Câmara Municipal de Salvador: Direitos do Cidadão; de Reparação; e de Desenvolvimento Econômico e Turismo.