Gestão da Qualidade

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A Câmara Municipal de Salvador é a pioneira na implantação da Política de Qualidade, sendo a primeira Câmara entre as capitais brasileiras a obter o certificado ISO 9001. Conquistado em 2007, o certificado, de reconhecimento nacional e internacional, é concedido a empresas públicas e privadas que alcançam resultados de excelência na prestação de serviços ou elaboração de produtos colocados à disposição da sociedade. Reflete o compromisso das organizações com a responsabilidade social e o atendimento às demandas de seus clientes internos e externos, colaboradores e fornecedores. No setor público ainda são poucas as instituições certificadas.

Perspectivas para 2016

As atividades da Gestão da Qualidade em 2015, em conformidade com os requisitos da Norma ISO 9001:2008, demonstraram o comprometimento da gestão da Casa Legislativa em assegurar que os objetivos da Qualidade sejam atingidos.
Para tanto, a Câmara Municipal de Salvador estabeleceu e reforça com seus colaboradores a sua Política da Qualidade, o que inclui, entre outros aspectos, o comprometimento com os requisitos e com a melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade.  
Assim, buscando refletir as diretrizes da Política da Qualidade, as ações descritas abaixo serão executadas em 2016:
•    Otimizar os recursos visando à melhoria da atuação parlamentar, para a melhor fiscalização dos atos do Poder Executivo, elaboração da legislação e articulação permanente com o movimento social organizado da cidade de Salvador;
•    Criação de banco de talentos através da criação da ferramenta de Instrutoria Interna;
•    Implementar a Matriz de Competências;
•    Aprimorar continuamente o processo legislativo, visando a atingir os resultados planejados;
•    Qualificar os servidores  de forma continuada;
•    Buscar, de forma incessante, a implantação de tecnologias modernas;
•    Manter relacionamento com fornecedores capazes de atender às demandas da organização;
•    Melhorar permanentemente a comunicação com os seus clientes(vereadores), buscando atingir a sua satisfação;
•    Continuar a implementação do Planejamento Estratégico 2015 a 2016,do Sistema de Gestão da Qualidade.
Informamos ainda que em março de 2016, foi realizada auditoria externa para verificar  a conformidade com as disposições planejadas com os requisitos da Norma ISO e com os requisitos do sistema de gestão da qualidade estabelecidos pela Câmara Municipal de Salvador, garantindo desta forma a renovação da Certificação ISO 9001:2008.

Atividades desenvolvidas em 2015

As atividades da Gestão da Qualidade no ano de 2015 foram pautadas em dois principais eixos:
•    Revisão dos 48 procedimentos certificados: em outubro de 2015, a GQ realizou o processo de revisão de todos os 48 procedimentos que compõem o Sistema de Gestão da Qualidade da Câmara. Na prática, cada procedimento deve passar por um processo de revisão sistemática a cada dois anos. Entretanto, por compreender ser relevante uma análise mais acurada e minuciosa de todo o sistema, a equipe decidiu fazer uma revisão global de todo o sistema.
Um representante da Qualidade reuniu-se com cada gestor e, ponto por ponto, revisou cada um dos 48 procedimentos a fim de que as rotinas de trabalho fossem mais bem descritas e atualizadas, conforme os requisitos regulamentares, normativos e institucionais, tudo em conformidade com os princípios da própria Norma ISO 9001:2008.
•    Contratação de empresa de consultoria em SGQ: Ainda com vistas à melhoria contínua do sistema, em dezembro de 2014 foi realizado processo licitatório para contratação de empresa de consultoria em Sistema de Gestão de Qualidade, que, entre outras ações, mapeará novos processos a serem certificados em 2015, quando a Câmara ampliará o escopo da sua certificação.
•    Inclusão de novos Procedimentos, a saber: Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador e Memorial
•     Auditoria interna: Em outubro, foi realizada auditoria interna, quando foi verificada a conformidade entre o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e as disposições planejadas com os requisitos da Norma ISO e com os requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade estabelecidos pela Câmara Municipal de Salvador.
•    Implementação do Planejamento Estratégico do Sistema de Gestão da Qualidade para os anos de 2015 a 2016, através de reuniões de brainstorming, apontando os fatores críticos de sucesso interno - pontos fortes e fracos - e fatores críticos de sucesso externos - oportunidades e ameaças.
Nesta oportunidade foram criados:

•   A Matriz Swot
•    Os valores estratégicos que norteiam a atuação dos processos de suprimentos de recursos para o sistema legislativo da CMS, tais como: a visão, missão e valores da CMS.
•    A ferramenta BSC (Balanced Score Card), que definiu os objetivos em relação às perspectivas que compõem o Planejamento Estratégico.


HISTÓRICO - GESTÃO DA QUALIDADE NA CÂMARA

A Câmara Municipal de Salvador foi certificada em 2007 pela Bureau Veritas Certification  com base nos requisitos da norma ISO 9001:2000  Na primeira fase para a obtenção da certificação foram incluídos os seguintes processos: Tecnologia da Informação, Capacitação, Comunicação interna, Patrimônio, Almoxarifado, Compras, Financeiro, Expediente, Taquigrafia, Plenário, Documentação, Comissões, Pesquisa e Análise, Segurança, Limpeza e conservação, Manutenção e infraestrutura e Qualidade. Todo o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade da Câmara foi orientado pela Albano Moura Consultoria Ltda. que capacitou servidores para atuarem como gestores de processos e auditores internos.
Durante os anos seguintes foram realizadas auditorias internas para ajustar alguns procedimentos e verificar o controle dos indicadores de qualidade e as evidências para a identificação de situações de não conformidade.
Em 2008 e 2009 a Câmara também recebeu auditores externos da Bureau Veritas para a verificação da conformidade de seus processos e obteve a confirmação da certificação com a identificação de algumas oportunidades de melhorias nos sistemas de registro de documentos, no SAPL e no ambiente físico da instituição. Foram efetuadas as alterações necessárias tendo em vista a nova versão da norma 9001 , editada em 2008. Para esta atualização a Câmara contratou uma consultoria externa especializada para capacitar os gestores e proceder aos devidos ajustes.  
Em 2010, 2011, 2012 e 2013, a Câmara continuou sendo certificada pela Bureau Veritas. Em 2014, certificada pela SGS do Brasil e em 2015 e 2016 pela TUV RHEINLAND DO BRASIL.

FALE CONOSCO
Gestão de Qualidade da Câmara  Municipal
Andréa Mello – Gestora da Qualidade
E-mail: qualidade@cms.ba.gov.br
Telefones: (0xx 71) 3320-0226