Plano de ação

Plano de Ação da Ouvidoria 2018


1. Reestruturação Interna

  • Empenhar esforços, em conjunto com a equipe da Ouvidoria Geral do Município, na correção dos problemas enfrentados no uso do sistema Fala Salvador.
  • Solicitação de novo treinamento para uso da Plataforma Integrada de Relacionamento com o Cidadão, Sistema Fala Salvador, junto à OGM.
  • Adquirir, com o apoio da Presidência da Casa, equipamentos e materiais que possibilitem a execução dos projetos programados, a saber: plotagem das novas caixas de sugestão, canetas fixas para as novas caixas de sugestão; acessórios técnicos (tomadas, adaptadores, extensões);
  • Capacitar os novos membros da equipe técnica com os cursos gratuitos e à distância do Portal Interlegis: Excelência no Atendimento, Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico, Ética e Administração Pública, Lei de Acesso à Informação, Ouvidoria na Administração Pública, Ouvidoria no Ambiente Legislativo Municipal;

 

2. Comunicação

  • Atualizar o site da Ouvidoria (galeria de fotos e vídeos, seção Palavra de Ouvidor, revisão dos links e abas existentes, inclusão dos novos projetos do órgão, inclusão dos arquivos de audiências públicas);
  • Elaborar proposta de enquete sobre o carnaval a ser veiculada no site da Câmara;
  • Solicitar à Presidência ampliação da divulgação da Ouvidoria na mídia, nos movimentos sociais e conselhos de direitos através de material gráfico, outdoor, redes sociais e programas de TV e Rádio;
  • Solicitar inserções periódicas sobre a Ouvidoria no Facebook e Instagram da Câmara;
  • Criar um quadro / programa / propaganda sobre a Ouvidoria na TV Câmara (sugestão de programa “Plantão da Ouvidoria”, já com script existente);
  • Solicitar à DIRAD e SECOM a produção de spots para rádio e confecção de outdoor sobre a Ouvidoria;
  • Divulgar amplamente os casos solucionados pela Ouvidoria, a fim de aumentar a credibilidade e incentivar o uso do órgão pela população;

 

3. Atuação em Rede (interna e externa)

  • Com base nos atendimentos de 2018, realizar levantamento de casos ou bairros cujos problemas apresentados são notoriamente graves, afetam coletividades e permanecem sem resolução. O levantamento será utilizado na definição dos bairros escolhidos para audiências públicas, visitas técnicas e edições do projeto Ouvidoria no Bairro ao longo de 2018.
  • Realização de audiência pública com ampla participação da sociedade civil para apresentar os dados do relatório de visitas aos CAPS;
  • Realização de evento de balanço das atividades de 2017, em parceria com a OGM, com participação da rede estadual e municipal de ouvidores;
  • Realização de um workshop com o intuito de promover o diálogo e a troca de experiências entre ouvidores do estado e do município – e suas respectivas equipes técnicas -, visando obter sugestões/soluções para o encaminhamento adequado de demandas recebidas para outros órgãos, bem como o compartilhamento de métodos e procedimentos vivenciados nas ouvidorias públicas.
  • Manter a participação nas audiências públicas que discutem as leis orçamentárias do município e nas edições do projeto Câmara Itinerante, montando postos da Ouvidoria
  • Instalar e monitorar as novas caixas de sugestão nos cinco prédios da Câmara e intensificar a divulgação das mesmas;
  • Mapear todos os Conselhos Municipais e movimentos ou entidades sociais para dar suporte ao Projeto Ouvidoria no Bairro e para enviar e-mails e ofícios apresentando a Ouvidoria;
  • Identificar e intensificar o trabalho de parceria com os órgãos mais demandados em 2017 para potencializar o retorno das demandas feitas pela população.

 

4. Audiências Públicas

  • Sugestões iniciais de temas: fechamento de algumas escolas municipais e mobilidade urbana pós metrô em Salvador.
  • Levantar demandas para a realização de audiências públicas a partir de pedidos da população, atendimentos e reuniões com o Ouvidor, identificando temas prioritários.

 

5. Educação para Cidadania

  • Criar instrumento específico para obter feedback dos cidadãos atendidos pela Ouvidoria quanto à qualidade do serviço prestado e os resultados obtidos para oferecer aos órgãos demandados diagnóstico dos problemas identificados e sugestões de melhorias para os serviços;
  • Melhorar os mecanismos de recepção das demandas no Câmara Itinerante por meio da abordagem dos cidadãos que falarem na plenária;
  • Manter a abordagem aos cidadãos participantes das sessões parlamentares ordinárias e da Tribuna Popular, para fins de divulgação das caixas de sugestões e da Ouvidoria;
  • Acompanhar os casos da Tribuna Popular e oferecer suporte às entidades inscritas conforme a demanda apresentada.

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