04/02/2011 17:46:31

Mais de 50 mil pessoas participam do Concurso Público da Câmara

Inscrições para certame foram encerradas no dia 5 de abril
Eduardo Silva

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Pedro Godinho (PMDB), assinou nesta quinta-feira (7), o edital de homologação das inscrições do Concurso Público da Câmara Municipal de Salvador. O prazo para participar do processo seletivo foi encerrado às 12h do dia 5 de abril. Segundo os dados da Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP), empresa responsável pela aplicação do concurso, são 51.299 candidaturas homologadas para participar do certame.
As provas objetivas e a redação serão aplicadas no dia 1º de maio de 2011 e irão preencher, ao todo, 117 vagas, das quais 50 para o cargo de assistente legislativo municipal (nível médio) e 67 para os cargos de analista legislativo e consultor jurídico (nível superior).
Os candidatos com inscrições homologadas deverão acessar o endereço eletrônico www.aocp.com.br a partir da data prevista 20/04/2011 e imprimir o comprovante definitivo de inscrição, que informará o horário e local de realização da prova objetiva.
Dentre os cargos de nível médio e superior, há reserva de 6 vagas para portadores de deficiência (assistente legislativo, analista de contabilidade e finanças, analista de recursos humanos e consultor jurídico). O edital também prevê um total de 208 vagas para cadastro de reserva.
A remuneração inicial é de R$1.368,95 para assistente legislativo, e de R$2.157,29 para analista e consultor, com jornada de trabalho de 40 horas.

Provas

Além de questões sobre conhecimentos específicos, as provas exigirão conhecimento em Língua Portuguesa, Legislação Municipal e Informática.
Os postulantes aos cargos de analista na área de taquigrafia e de consultor jurídico, além da prova objetiva, também realizarão prova prática, no dia 26 de junho. Para o cargo de analista na área de Assessoria Técnica às Comissões haverá prova de títulos. O resultado final deverá ser publicado no dia 16 de agosto deste ano. Os candidatos serão nomeados após realização dos exames médicos e psicológicos, com atestado de aptidão.
O cargo de analista legislativo engloba as áreas de Assessoria Técnica às Comissões; Suporte Técnico às Comissões; Comunicação Social; Contabilidade e Finanças; Controladoria; Cultura, Documentação e Memória; Expediente e Informação Legislativa; Material e Patrimônio; Plenário; Recursos Humanos; Redação e Revisão; Serviços Gerais; e Taquigrafia. Para essas vagas, o candidato deve possuir diploma de nível superior em curso específico que corresponda à qualificação necessária para a área.
Já a escolha pelo cargo de consultor jurídico demanda graduação em direito, com inscrição no quadro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).