27/12/2010 14:41:43
Crédito: Eliezer Santos

Daniel Alves é agora cidadão de Salvador

Homenagem ao jogador de futebol foi proposta pelo vereador Alan Sanches
Eliezer Santos

O juazeirense Daniel Alves da Silva, jogador de futebol revelado pelo Bahia e que hoje joga no Barcelona e na Seleção Brasileira, recebeu na manhã desta segunda-feira (27), em sessão solene no Plenário Cosme de Farias, o Título de Cidadão de Salvador. A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara, vereador Alan Sanches (PMDB).
Em seu discurso, o presidente Alan Sanches ressaltou a trajetória de sucesso de Daniel Alves no concorrido mundo do futebol. Lembrou o tempo em que o jogador, então um menino sonhador, morava com dificuldades com os pais na zona rural de Juazeiro; destacou a ascensão no time profissional do Bahia, as transferências para os times do Sevilla e Barcelona e o ingresso na Seleção. “Como torcedor do Bahia, fico mais honrado ainda em possibilitar esta homenagem”, assinalou o vereador Alan Sanches.
O Título de Cidadão de Salvador foi entregue pelos vereadores Alan Sanches, Dr. Pitangueira (PRB) e pela esposa do homenageado, Dinorá Santana. O Coral da Câmara participou da solenidade entoando clássicos do cancioneiro popular e o Hino do Esporte Clube Bahia, cantado também em coro pela plateia.

Homenagem partilhada

Emocionado, derramando lágrimas ao final de sua fala, sobretudo quando se reportou à esposa Dinorá Santana, com quem partilhou a homenagem da Câmara, Daniel Alves destacou que “o Título de Cidadão de Salvador é tão importante como uma copa do mundo”. Também disse que tem a honra de levar para o mundo os nomes do Estado da Bahia, da região Nordeste e das cidades de Juazeiro e Salvador.
Fãs, tietes, torcedores do Bahia e do Barcelona, amigos e familiares do jogador Daniel Alves marcaram presença na sessão solene de conferiu a honraria ao lateral-direito da Seleção Brasileira. O vereador Gilmar Santiago (PT), líder da bancada de oposição, também esteve presente.
Além do presidente Alan Sanches, do vereador Dr. Pitangueira, do jogador Daniel Alves e da sua esposa Dinorá Santana, participaram da mesa de trabalho Gizélia Velame (diretora Administrativa), Eric Lins (diretor Financeiro), Antonio Fernando (controlador) e Neila Duarte (prima do homenageado).
A sessão foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Salvador, através do portal (www.cms.ba.gov.br).

Trajetória de sucesso

A carreira futebolística de Daniel Alves começou no Juazeiro Social Clube, time de sua cidade natal. Ao apresentar um futebol diferenciado, foi transferido, a pedido do treinador José Carlos Queiroz, para o Esporte Clube Bahia. As boas atuações na lateral-direita foram sendo destacadas pela imprensa e em pouco tempo Daniel foi negociado, para o Sevilla da Espanha, em 2002.
Em 2003, foi convocado para disputar o Campeonato Mundial, nos Emirados Árabes, pela Seleção Brasileira sub-20, onde foi eleito como o terceiro melhor jogador da competição. Em 2006 estreou pela Seleção principal. Em 2008, assinou contrato com o Barcelona, clube que deu mais projeção ao jogador.
Na Seleção do técnico Dunga, participou da Copa da África do Sul (2010) e das conquistas das copas América e das Confederações. No atual comando do time brasileiro, com o técnico Mano Menezes, atuou como titular em alguns amistosos, tendo, inclusive, marcado dois gols, contra o Irã e contra a Ucrânia.