Crédito: Reginaldo Ipê
A Câmara Municipal de Salvador realizou na manhã desta terça-feira (14) mais uma edição do Projeto Sessão Mirim. Alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal da Palestina participaram de uma sessão no Plenário Cosme de Farias. Desta vez, a atividade foi conduzida pelo vereador Ricardo Almeida (PSC).
Segundo o parlamentar, este programa tem a relevância de trazer a consciência cívica para o público. “A vinda ao Legislativo Municipal desperta nos adolescentes o envolvimento deles com a política. Infelizmente, nos últimos anos, a política perdeu muita credibilidade”, avaliou.
Danielle do Carmo, 14 anos, estudante do 9º Ano do Ensino Fundamental, fez alguns questionamentos. Dentre eles, quis saber “qual o papel de um vereador para a sociedade?”. O vereador Ricardo Almeida respondeu que os parlamentares municipais “legislam (elaborando leis), fiscalizam e votam as contas do Executivo Municipal”.
A estudante também demonstrou interesse em saber quantos vereadores atuam na Casa e sobre a relação entre o Legislativo Municipal e a Prefeitura de Salvador.
Visita ao Memorial
Além da atividade no plenário, o Projeto Sessão Mirim inclui uma visita guiada dos estudantes ao Memorial do Legislativo Municipal. De acordo com o coordenador do museu, André de Carvalho Conceição, “este programa é uma ação educativa na qual os adolescentes participam da simulação de uma sessão e têm também uma aula de História sobre a evolução da nossa Câmara Municipal, que foi iniciada com Thomé de Souza”.
Professor de História da Escola Municipal da Palestina, Teodoro Brito afirmou que “atividades extraclasse acrescentam muito ao aprendizado dos alunos. Esta iniciativa da Câmara de Salvador é muito louvável e é importante que tenha continuidade”.