Centro de Cultura

Voltar

O Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador foi inaugurado em 13 de junho de 2007 com o objetivo de incentivar e divulgar a produção artística e cultural da cidade. Suas modernas instalações foram criadas através da parceria com o Banco Santander (à época Banco Real), que mantém no local um posto de serviços para atender a vereadores, assessores e servidores. Trata-se de um importante equipamento para o desenvolvimento sociocultural da cidade, que tem um valioso patrimônio histórico e artístico. O ambiente é climatizado e dispõe de vista panorâmica para a Baía de Todos os Santos e o Forte São Marcelo, um dos pontos turísticos mais visitados da capital baiana.

O espaço, situado na Praça Municipal, no subsolo lateral do Palácio Thomé de Souza, no Centro, abriga a Biblioteca Vereador Manoel Querino, foyer para recepções e exposições, auditório com capacidade para 145 pessoas, três banheiros, sala de apoio administrativo e quatro salas para cursos e reuniões.

Na sala 2 funciona o Centro Digital de Cidadania, inaugurado no dia 10 de julho de 2009, fruto do convênio entre a Câmara e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O centro é destinado a atender à população, dentro de um projeto conjunto de inclusão digital.

O Centro de Cultura da Câmara também foi projetado para atender às necessidades dos vereadores e a realização de atividades previstas no Regimento Interno da Câmara, que envolvam um grande público. Já foram realizadas solenidades de concessão de medalhas e títulos, audiências das comissões permanentes e temporárias da Câmara e sessões especiais, entre outras.

Desde sua inauguração, o centro já abrigou diversas atividades culturais, como exposições de obras de arte, fotografia e artesanato, espetáculos teatrais, lançamento de livros e campanhas educativas, seminários, encontros e cursos para servidores e para a população, além de audiências públicas.    
 

 

 

Informações e Contatos

Endereço: Praça Thomé de Souza, s/n, Centro. 
Tel.: (55+xx+71)3320-0161
E-mailcentrodecultura@cms.ba.gov.br

 

A Câmara Municipal de Salvador reinaugurou no dia 10 de julho de 2009 o Centro Digital de Cidadania (CDC), fruto de um convênio celebrado em 2007 com a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti).

O CDC foi reaberto pelo presidente da Casa, Alan Sanches (PMDB), juntamente com o secretário de Ciência e Tecnologia Ildes Ferreira, os vereadores Orlando Palhinha (PSB) e Marta Rodrigues (PT) e demais convidados.

Instalado na sala 3 do Centro de Cultura da Câmara, na Praça Thomé de Souza, funciona de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Dispõe de 11 computadores conectados à internet em banda larga e um servidor. O sistema operacional utilizado é o linux, que é aberto e gratuito, permitindo menor custo de manutenção.

Para utilizar o serviço é preciso efetuar o cadastro individual no local, com a apresentação da carteira de identidade. O centro conta com um gestor e um instrutor, habilitados e certificados pelo programa de inclusão para prestar orientações e organizar a agenda de atividades.

O CDC dispõe de um horário específico para atender aos usuários que necessitam realizar pesquisas e também está equipado para receber pessoas com necessidades especiais, contando com uma máquina adaptada para ser utilizada por cadeirantes.

O CDC está aberto a estabelecer parcerias com escolas públicas de Salvador e entidades ou instituições que prestam serviços sociais. Estão sendo elaborados projetos voltados para a comunidade.


Inclusão Digital


Os Centros Digitais de Cidadania (CDCs) estão inseridos no Programa de Inclusão Sociodigital do Estado da Bahia que visa garantir à população baiana o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, através dos recursos tecnológicos. Fazem parte de um projeto que objetiva, através do amplo e generalizado uso e apropriação das tecnologias, possibilitar o desenvolvimento humano e social nas mais distintas áreas.

O objetivo é possibilitar ao cidadão, especialmente o de baixa renda, o livre acesso às tecnologias de informação e comunicação.


Os usuários podem:

  • Produzir trabalhos e documentos diversos
  • Conhecer softwares livres
  • Pesquisar na internet
  • Ter acesso a correio eletrônico (e-mail)
  • Ter acesso a cultura e qualificação profissional, através de cursos e oficinas oferecidos com o uso de programas de informática e da internet.  
 



 

CDC



Informações e Contatos
Endereço: Praça Thomé de Souza, s/n, Centro. 
Tel.: (55+xx+71)3320-0412
E-mailcdcsocialvctambem@hotmail.com